Pular para o conteúdo principal

Quais os principais motivos de fracasso das pequenas empresas


Segundo o Sebrae, a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas brasileiras é de 80% antes de completarem o primeiro ano de funcionamento. Já nas empresas que passam por incubadoras este índice cai para 20%. Mas quais são os principais fatores que levam à falência?

Abaixo listamos nove itens apontados pelo Sebrae e buscamos informações sobre como evitar cada um dos erros, alguns textos já foram postados aqui no Pensando Grande e outros são de entidades que apóiam pequenas e médias empresas.

- Um dos erros mais comuns, e também mais sérios, é o de confundir gastos pessoais com gastos da empresa. O patrimônio da empresa não deve ser misturado ao patrimônio dos donos.

Saiba mais sobre a gestão financeira de seu negócio em uma cartilha elaborada pelo Sebrae, clique aqui para download grátis.

- Ausência de um plano de negócios compatível à realidade do mercado.

Clique aqui para ver dicas sobre como elaborar um plano de negócios.

- Investimento não planejado, ou seja investir, e fixar metas, sem uma avaliação precisa das necessidades operacionais.

Pesquisa e planejamento são essenciais e devem vir antes de qualquer investimento, confira aqui como uma pequena empresa alcançou o sucesso seguindo estes passos.

- Ausência de controle dos custos, bem como de outros controles internos ligados à capacidade de gerenciamento de uma empresa, tais como: compras, vendas, estoques, finanças, contabilidade, recursos humanos, etc.

Conheça no Grátis e Melhor diversas soluções gratuitas da Microsoft para pequenas empresas, são modelos que o ajudarão a gerenciar sua empresa.Veja também um post especial sobre formação de preços e como manter fluxo de caixa saudável.

- Estabelecer prazos de venda sem levar em conta o capital de giro.

Saiba mais sobre capital de giro e como administrá-lo neste post.

- Acumular dívidas e utilizar recursos emprestados, a uma alta taxa de juros, para suportar os gastos da empresa.

É hora de pedir um financiamento? Como conseguir? Veja aqui algumas dicas sobre crédito e a opinião de especialistas sobre investimento, microcrédito e outras opções de financiamento.

- Fazer vendas a prazo, sem adotar uma análise de crédito criteriosa, como comprovante de renda ou residência, referências, consultas de crédito, etc.

O Sebrae MG disponibiliza a cartilha 'Como elaborar um plano de cadastro, crédito e cobrança' para download grátis. O material possui diversas informações para auxiliar o pequeno empresário a vender a prazo mas com segurança.

- Inexperiência dos sócios no ramo de atividade escolhido para o empreendimento.

Neste caso, nada substitui a atualização constante, a dica é procurar informações sobre a área escolhida, conversar com empreendedores, estar sempre atento às novidades do mercado. O Sebrae possui um extenso banco de dadossobre diversos ramos. Confira também os casos de sucesso de vários empresários na Voz do Empreendedor, no Blog Pensando Grande.

- Remuneração dos sócios incompatível com a situação financeira da empresa.

Confira no Blog dos Empreendedores um post com dicas práticas para definir o pró-labore dos sócios, o Blog Beco com Saída também publicou post sobre este dilema.


Confira novidades para pequenas e médias empresas diariamente em nosso Twitter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

Gigantes da Indústria - Documentário

A América não foi descoberta, foi construída. Os nomes Rockefeller, Vanderbilt, Carnegie, Astor, Ford e Morgan são sinônimos do chamado "sonho americano". Eles desenvolveram uma visão ousada e criaram grandes indústrias que foram base para o progresso no mundo. São indústrias de combustível, estradas de ferro, aço, transportes, automóvel e finanças. Eles estabeleceram políticas econômicas, se envolveram em eleições presidenciais, e sua influência sobre os acontecimentos mais importantes do século passado é incalculável.


Gigantes da Indústria - Ep 1 Começa outra Guerra [History Channel HD]


Gigantes da Indústria - Ep 1 Começa outra...por DOCUMENTARIOSBM


Gigantes da Indústria Ep 2 Encontrando Petróleo [History Channel HD]


Gigantes da Indústria Ep 2 Encontrando...por DOCUMENTARIOSBM


Gigantes da Indústria - Ep 3 Nasce a Rivalidade [History Channel HD]


Gigantes da Indústria - Ep 3 Nasce a Rivalidade...por DOCUMENTARIOSBM


Gigantes da Indústria - Ep 4 Derramamento de Sangue [History…