Pular para o conteúdo principal

Cinco tendências tecnológicas para acompanhar em 2012


2012 promete ser um ano interessante para os assuntos digitais, e como todos os anos, já mostra várias tendências grandes. Confira cinco movimentos que prometem ter impacto em nossas vidas tecnológicas:

REALIDADE AUMENTADA


Já está nos jogos, aplicativos de localização, cartões de negócios e lojas, e pode aparecer em carros e até em óculos. A realidade aumentada, que coloca uma visão virtual acima do mundo real, é como dizer “realidade com estilo”. Ao invés de olhar um restaurante na vizinhança, você usa um aplicativo para verificar a localização e as resenhas sobre ele. 2012 vai marcar o começo do aumento no uso da realidade aumentada móvel.
De acordo com a Visiongain, 25% de todos os downloads de aplicativos terão algum tipo de realidade aumentada. É claro que a maior parte dos smartphones e tablets desse ano serão 3G para 4G, com telas grandes de alta definição, e não apenas uma, mas duas câmeras com multi-megapixel. E acredite, em 2013 será difícil encontrar alguém que não tenha ainda pelo menos tentado a realidade aumentada.

A ECONOMIA DO MICRO PAGAMENTO

Frabricantes de aplicativos não são os únicos que podem ganhar dinheiro vendendo pequenas mercadorias e atualizações. A barreira para começar seu próprio negócio já foi quebrada por uma variedade de mercados online. O merchandising não é apenas seu – as companhias geralmente vendem suas ideias em conjunto com as mercadorias, e você recebe uma pequena parte por cada venda ou quando atinge um número combinado.
Sites como o RedBubble fazem tudo pelo artista, ele só precisa colocar seu conteúdo. Esse site, por exemplo, faz uma camiseta com sua arte, vende, distribui e, claro, coleta o pagamento. Eles deixam você estipular o preço, sobre o deles. Sim, você pode colocar o quanto quiser em cima de uma camiseta de 30 reais, mas muitos sabem que isso diminui as vendas. Ao invés disso, você coloca 1 a 5% (ou 10% se estiver confiante), e então promove seu produto pela internet.
Esse é apenas um dos destinatários que buscam ajudar os aspirantes a empreendedores. Plataformas como o YouTube e o Lulu (para livros) são outros que abrem possibilidades de ganhar dinheiro sendo um “peixe pequeno”.K

O CRESCIMENTO DO ULTRABOOK

Os tablets andam dominando as conversas tecnológicas, mas isso não significa que o PC está morto. Está vivo e muito bem, mas de uma forma que tenta imitar os melhores aspectos dos tablets. Os laptops talvez tenham se saído melhor que os PCs ultimamente, mas os tablets já estão prometendo uma boa briga.
O termo Ultrabooks, cunhado pela Intel, descreve laptops muito finos e leves, e ainda assim poderosos. Pense no MacBook Air e você tem uma ideia. Não, eles não têm touch screens ou aplicativos (apesar disso também estar mudando), e geralmente têm apenas uma câmera HD. Mas, diferente do iPad, o Ultrabook oferece um teclado grande e componentes muito melhores. Em outras palavras, eles são criados para você fazer seu trabalho, sem ter vergonha de carregá-los por aí. 2012 vai testemunhar uma explosão desse tipo de equipamento.

EXAUSTÃO SOCIAL/DIGITAL

O Facebook vai quebrar a marca de um bilhão de usuários em 2012, mas os números já achataram nos Estados Unidos. O Twitter cresce – talvez tenha cerca de 450 milhões de usuários – mas ninguém sabe quantos usuários são realmente ativos. O Google+ também cresce, mas muitos ainda nem sabem de sua existência.
No geral, cada vez mais pessoas estão reavaliando suas existências sociais e digitais. Mesmo a batalha contra a pirataria está apresentando algumas cisões. Não que a pirataria seja boa, mas a ideia de aumentar a coerção é perigosa. Quem cria conteúdos não pode negar que a revolução digital nos fez repensar as formas de criar, vender e distribuir. Não existem respostas fáceis, e esse ano será de introspecção, e poderemos reescrever as leis de conteúdo, patentes e interações sociais.

GUERRA DOS CHIPS MÓVEIS

A indústria tecnológica está se preparando para uma batalha intensa – em escala micro. A Intel, presença dominante em todos os sistemas de CPU, ainda não tem a mesma presença no espaço móvel. Mas é uma situação que a companhia pretende mudar em 2012 com o Medfield – a mudança do Atom CPU (popular em notebooks).
As outras companhias tradicionais em sistemas móveis, como a Texas Instruments, Qualcomm, Motorola, Marvell e Nvidia também pretendem mudar para uma nova plataforma ou retornar a um modelo antigo. Até a Microsoft está desenvolvendo o Windows 8 para rodar em CPUs de mão, além das máquinas tradicionais.
E você? Consegue apontar outros movimentos para 2012?[Mashable]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Suporte para Notebook com tubos de PVC

Fonte: http://tecnicolinux.blogspot.com.br