Pular para o conteúdo principal

Sonda lunar fotografa locais de aterrissagem das missões Apollo


lro fotografia missões apollo


Aqueles que suspeitam que as aterrissagens lunares da Apollo foram falsificadas podem ter problemas para argumentar agora com a divulgação de novas imagens feitas em órbita dos equipamentos e caminhos percorridos pelos astronautas da espaçonave e deixados na poeira lunar nos anos 1960 e 1970.
As imagens foram tiradas pela sonda especial da NASA, a Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), menos de mês após a decolagem da Apollo. “Acredito que essa é a primeira vez que o equipamento da Apollo é mostrado a qualquer um na era pós-Apollo,” Richard Vondrak, cientista do projeto LRO no Centro Goddard de Voo Espacial da NASA em Greenbelt, Maryland, EUA, contou aos repórteres na sexta-feira 17.
lro fotografia missões apollo
Esta é apenas uma espiada inicial. Essas são apenas as primeiras de muitas imagens que virão… de agora em diante elas irão apenas melhorar,” afirma Michael Wargo, cientista lunar chefe na sede da NASA em Washington, DC.
lro fotografia missões apollo
O LRO decolou em 18 de Junho para funcionar como o primeiro explorador da NASA, em uma tentativa de enviar astronautas de novo para a lua. A sonda examinará locais de pouso em potencial, procurar por evidências de água congelada e testar os efeitos da radiação espacial em tecido humano simulado.
O LRO atualmente orbita a lua em uma longa elipse ao redor dos pólos, passando pelo pólo sul lunar a uma distância de cerca de 30 km e passando a 200 km acima do pólo norte.Uma vez que seus instrumentos estão calibrados, LRO irá disparar seus propulsores e entrar em uma órbita circular a cerca de 50 km da superfície da lua.
O mais próximo que o LRO chegou da superfície lunar enquanto produzia essas imagens foi a 100 km, e o fez enquanto tirava as fotos dos locais de aterrissagem da Apollo.
Mas a resolução das próximas imagens deve melhorar a medida que a órbita da sonda muda, de acordo com o que Mark Robinson da Arizona State University contou aos repórteres na sexta-feira em Temple. Robinson é o cientista chefe da câmera da sonda.
Mesmo assim, as imagens futuras dificilmente serão nítidas o bastante para revelar se a bandeira americana plantada durante a missão da Apollo 11 ainda está em pé.
Mas a primeira leva de imagens mostra claramente os módulos lunares, que trouxeram os astronautas ao chão, na superfície, de cinco das seis aterrissagens lunares Apollo (espera-se ver o outro, da missão Apollo 12, em um futuro próximo).
lro fotografia missões apollo
Sombras dos módulos, que medem cerca de 4 metros de comprimento, também podem ser vistas.
A imagem do local da Apollo 14 também mostra pegadas de um caminho feito pelos astronautas enquanto eles iam de um local de aterrissagem a ponto de pacotes de experimentos montado a mais de 100 metros de distância.
As imagens feitas pelo LRO dos locais da Apollo devem servir como mais que apenas fotos bonitas, afirma Robinson. Ver os rastros desaparecerem com o tempo pode revelar a extensão da atividade elétrica na superfície que pode fazer com a poeira levite, algo a ser levado em consideração pelos engenheiros que projetam postos lunares, uma vez que a poeira pode afetar a saúde dos astronautas.
Contar crateras formadas desde as visitas da Apollo pode revelar também mais sobre a freqüência de impactos na lua. [New Scientist]
lro fotografia missões apollo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

Suporte para Notebook com tubos de PVC

Fonte: http://tecnicolinux.blogspot.com.br