Pular para o conteúdo principal

Guia definitivo: Troque seu computador ou notebook pelo iPad


Abandone o computador, valorize e conheça seu iPad

Você comprou um iPad e pensou que seria fácil mas não é, não é mesmo? Bom, não se desespere, você passará claro por um período de adaptação, isso é muito normal.
O sistema iOS, que é utilizado no iPad é considerado um dos mais intuitivos do mundo, é dizer que aprender a utilizá-lo não deveria ser difícil, porém, as pessoas costumam desistir antes do tempo, abandonar o notebook vai exigir muita persistência, quebra de paradigmas e com certeza você precisará de muita força vontade e vontade de aprender.
Perguntar não incomoda, com essa visão que o iPadDicas se tornou muito popular, nós respondemos todos os usuários que chegam até nós, quando o assunto é pontual, fora de contexto em relação aos artigos aqui publicados recomendamos o contato via Suporte do blog, um espaço dedicado à prestar consultoria, algo como faria um ‘professor particular’, mas online! Saiba mais sobre o Suporte do iPadDicas e seja ajudado pelo blog.
Bom, muitos que ainda não possuem o iPad mas estão interessados em comprar o tablet se perguntam se ele será útil em seu negócio, escritório ou até escola ou universidade, é uma excelente questão pois ele além de ser o tablet mais popular do mercado possui muitos pontos a favor na hora de escolher entre um notebook ou um iPad para esses trabalhos:
  • Leve
  • Ultra-portátil
  • 10 horas de bateria
  • Bom para leitura
  • Agenda, e-mail, calendário, anotações, tudo de fábrica!
  • Muitas funções mais que vamos descobrir nesse guia
Para não parecer um ‘cego’ pelo iPad, que realmente é minha paixão preciso também ressaltar que ele possui algumas limitações, muitas pessoas se incomodam com elas, porém, tudo é totalmente contornável.
Nem tudo o que você está acostumado a fazer no notebook você poderá fazer no iPad, uma delas e também mais conhecida é a falta do Flash, realmente nunca existirá esse recurso e temos que também lembrar que a própria Adobe (fabricante) declarou o fim do Flash para dispositivos móveis.
Mas, se acostumando com suas limitações acredito que a grande maioria dos profissionais poderão ser imensamente beneficiados com a utilização do iPad em seus ambientes de trabalho ou estudo.

Acessórios essenciais

Para começar bem e poder produzir ainda melhor vou recomendar alguns acessórios que são fundamentais para que você possa trabalhar com seu iPad de forma efetiva.
Teclado sem fios
Teclado sem Fio para iPads
Sem sombra de dúvida é um dos acessórios que mais favorecem a produtividade, com ele será possível escrever no iPad com um suporte físico, é dizer, você vai poder sentir seus dedos deslizando nas teclas e assim se ‘sentir em casa’, muitos usuários do iPad acusam ser mais difícil de escrever na tela do iPad. Comprando um teclado físico que se conecta com o iPad via Bluetooth você tira essa de letra.
[Compre o teclado sem fios da Apple]
* Claro, se você se sentir confortável em escrever na tela do iPad pode ignorar essa sugestão.
Adaptador VGA ou HDMI para projetores (datashow)
Cabo VGA
Outro excelente acessório e muito importante para grande parte dos profissionais e também estudantes é o cabo para conectar seu iPad em projetores, dessa forma você poderá espelhar a imagem de seu iPad 2 ou superior, como também projetar de forma mais limitada a tela do iPad 1.
Uma coisa é certa, você poderá independente do modelo do iPad projetar uma apresentação do Keynote (Power Point), dessa forma suas aulas, projetos ou apresentações poderão brilhar na tela grande.
Além de conectar no projetor ele também pode ser útil para compartilhar a tela de seu iPad em televisores com entrada VGA ou HDMI, excelente para quem quer ver um filme do iPad na sala de casa.
[Comprar adaptador VGA] | [Comprar adaptador HDMI]
Fones de Ouvido
Fones de Ouvido para iPad
Bom, este não é um acessório fundamental somente para os iPads, mas também se você fosse escolher um computador. Para qual uso? Skype, por exemplo.
Não há como falar de uso profissional sem privacidade, seria desagradável utilizar um aplicativo como o Skype ou outro App para conversas de voz se todos na sala onde você está presentes estivessem escutando a conversa.
[Comprar Fones de Ouvido da Apple]

Pacote Office: Word, Excel e Power Point

Office no iPad
Esse é um dos assuntos fundamentais para todas as pessoas que gostariam de substituir o computador pelo iPad, claro, seja no trabalho como na escola ou faculdade você vai precisar abrir e editar arquivos do Microsoft Office no iPad, como fazer?
Existem dezenas de aplicativos que prometem ser a solução para dita tarefa, porém, eu costumo recomendar os aplicativos oficiais da Apple, eles foram muito bem desenvolvidos e possuem uma boa compatibilidade com seus arquivos antigos.
Vale a pena ressaltar que não há compatibilidade perfeita pois a Microsoft ainda não lançou seus aplicativos, porém, com o pacote iWork da Apple tenho trabalhado e consigo ser muito produtivo.
Vamos conhecer cada um deles:

Pages

Pages (AppStore Link) Desenvolvedor:
Apple Inc.
Nota:
3.5

Ele substitui o Word, o aplicativo é bastante completo e possui uma compatibilidade grande com artigos antigos, porém, ele não abre 100% as tabelas, elas costumam precisar de um retoque.
Já para todo o resto basta que o arquivo Word tenha sido bem elaborado, sei de pessoas que reclamam que ele não “pega” as marcas d’água, ao ajudar ditas pessoas me dei conta de que o arquivo Word é que estava mal feito, enfim.
Com a experiência que tenho posso afirmar que o Pages é um excelente aplicativo para quem quer substituir o Word do computador no iPad.

Numbers

Numbers (AppStore Link) Desenvolvedor:
Apple Inc.
Nota:
3

Já o Excel é um ‘assuntão’ no iPad, acontece que nem o Numbers, nem outros aplicativos que já testei costuma agradar e aceitar todas as fórmulas do Excel, porém, uma vez mais eu considero a melhor opção por funcionar de forma mais descomplicada que outros.

Keynote

Keynote (AppStore Link) Desenvolvedor:
Apple Inc.
Nota:
3.5

O que o Numbers tem de menos o Keynote tem de mais, não há ponto de comparação deste maravilhoso aplicativo com o Power Point da Microsoft, com certeza você será imensamente beneficiado com essa troca pois o App é fácil de usar e possui efeitos muito especiais para dar um toque de impacto em suas apresentações.
Possui muitas pré-formas que facilitarão ainda mais suas tarefas, profissionais que utilizam apresentações em seu dia-a-dia utilizarão muito essa ferramenta.
Professores, seus alunos vão adorar suas classes interativas, saiba como utilizar seu iPad em sua profissão.

Mais sobre Office no iPad

Já publiquei um post bastante completo sobre o uso, abertura e edição de arquivos Office no iPad e é por isso que recomendo a leitura deste texto que pode ser de grande valor para todos os iniciantes e intermediários nesse sistema.

Utilização e configuração de E-mail, Calendário e Agenda de Contatos

Bom a utilização destas três ferramentas é de extrema utilidade quando falamos sobre trabalhar com o iPad no lugar do computador. A primeira delas é o Mail, aplicativo nativo que vai nos permitir adicionar nossas contas de correio eletrônico e estar em contato com nossos amigos, clientes e fornecedores.
Configurando o Mail:
Aqui no blog já falei sobre algumas configurações de e-mail dos mais diversificados provedores, recomendo a leitura da configuração determinada para sua conta:
Mas nem só de provedores populares nós vivemos, portanto, uma dica para os usuários de contas de e-mail com domínio próprio é a seguinte: solicitar ao servidor a configuração de e-mail para um programa de e-mail como o Outlook, você receberá a configuração possivelmente de duas formas POP3 ou IMAP.
Configurando seu e-mail com POP ou IMAP:
  • Abra os Ajustes
  • Toque em Mail, Contatos, Calendários…
  • Toque em Adicionar Conta
  • Selecione Outra
  • Escolha Conta do Mail
  • Escreva seu Nome
  • Seu e-mail completo
  • Sua senha
  • Descreva como desejar
  • Toque em Seguinte
  • Escolha se a configuração é IMAP ou POP
  • Escreva em Correio de Entrada o nome do host (ex: pop.seudominio.com.br)
  • Escreva em Nome de Usuário seu e-mail completo (com @seudiominio.com.br)
  • Digite sua senha
  • Em Servidor de Saída insira os dados fornecidos no Nome do Host (ex: smtp.seudominio.com.br)
  • Normalmente você não vai escrever nada em Nome do Usuário nem em Senha
  • Toque em Seguinte
  • Pronto, sua configuração deverá estar funcionando.

E-mail para Grupos:
Uma das limitações do App nativo Mail é a falta de uma forma de enviar e-mails à grupos, um App que supre essa necessidade é o MailShot, confira:

MailShot Pro- Group Email Done Right!

MailShot Pro- Group Email Done Right! (AppStore Link) Desenvolvedor:
Peter Johnson
Nota:
5
Muitos usuários aqui do blog já baixaram e aprovaram essa ferramenta.
Aprenda tudo sobre anexos:
Uma das principais reclamações entre os usuários do iPad é a forma em que funciona o aplicativo de e-mails (Mail) em relação aos anexos, recomendo a leitura do texto abaixo onde explico exatamente como trabalhar com anexos:
Aprenda a anexar arquivos para enviar pelo Mail do iPad, de forma fácil e funcional.

Registrando reuniões, anotações e atas

Para seguir com o processo de mudança é importante aprender a utilizar o App Calendário e manter sua agenda de compromissos e reuniões em dia.
Utilizar o Calendário do iPad é muito simples, basta você abrir ele e verá a vista por Dia, como uma agenda normal verá de hora em hora os compromissos agendados para o dia em que estiver ativo o calendário.
Existem outros modos, são eles:
  • Semana (você vê a semana inteira com todos os horários)
  • Mês (você visualiza o mês inteiro com os compromissos marcados)
  • Ano (você visualiza o calendário anual com marcas em amarelo para os dias em que possui algum compromisso marcado)
  • Lista (você vê todos os próximos compromissos, sem visualizar as datas onde não possui nada marcado)
Para adicionar um compromisso basta você tocar no botão [+] localizado no canto inferior direito.
Anotações:
Pequenas notas podem ser adicionadas utilizando o App Notas que já vem incluso no sistema, basta você abrir o App e tocar no botão [+] para adicionar suas anotações.
Existem também outros Apps muito interessantes para anotar idéias e notas mais longas, com fotos e muito mais. Um dos que indico é o Evernote, um excelente App gratuito.

Evernote

Evernote (AppStore Link) Desenvolvedor:
Evernote
Nota:
4.5
Muitos profissionais estão utilizando diariamente o Evernote para anotar suas idéias e registrar notas de trabalho.
Atas de Reunião:
É importante para os profissionais que utilizam o iPad saber que podem contar com Atas de Reunião no formato PMI, um dos padrões mais utilizados pelas grandes corporações. Um App muito importante para realizar essa tarefas é o MeetingMinutes.

MeetingMinutes

MeetingMinutes (AppStore Link) Desenvolvedor:
Wilson Baraban Filho
Nota:
2.5
Você pode ler mais sobre ele na resenha que escrevi aqui no blog:
Conheça o MeetingMinutes, um App especial pra empresas modernas. O primeiro aplicativo para profissionais PMI.

Melhorando a produtividade e mantendo o foco

O iPad é uma ferramenta espetacular mas no trabalho ele pode se tornar uma distração se não sabemos nos policiar e disciplinar, é por isso que indico alguns aplicativos para poder melhorar a produtividade e manter o foco no trabalho:
Lembretes é um ótimo App nativo para melhorar sua produtividade e não esquecer nada, confira a resenha que escrevi aqui no blog sobre ele.
Se está buscando uma ferramenta muito mais completa para realizar suas listas de afazeres eu recomendo o Things, é um dos melhores já desenvolvidos para os profissionais não se perderem no trabalho:

Things for iPad

Things for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor:
Cultured Code GmbH & Co. KG
Nota:
2
Também já falei aqui no iPadDicas sobre 5 aplicativos para a criação de mapas mentais, eles são excelentes para desenvolver suas idéias e ajudam muito no trabalho.


Armazenamento de arquivos

Como muitos de vocês devem saber e é motivo de discussão entre os partidários do Android que defendem que o acesso à raiz do sistema seja um diferencial, o iOS, sistema operacional utilizado no iPad, iPhone, iPod Touch e inclusive Apple TV é fechado e não temos acesso às pastas.
Como ele funciona?
Basicamente todo aplicativo gerencia seus próprios arquivos, é dizer, se você possui um documento de ‘Texto (.doc)’ ele será armazenado dentro do aplicativo ‘Pages (ou similar)’.
Se você possui fotos, elas estarão guardadas dentro do App Fotos, se forem Vídeos, ficarão dentro do Vídeos (ou similar).
Por esta razão não há forma de anexar vários tipos de arquivos em um mesmo e-mail, o jeito é se acostumar pois no final das contas o iOS nunca teve a intenção de ser um verdadeiro sistema de arquivos, mas tudo fica bem organizado.
Assim, você vai querer uma solução para armazenar seus arquivos em pastas e tudo mais, como estava acostumado em seu computador.

Phone Drive (File Sharing, WiFi FlashDrive & Document Reader)

Phone Drive (File Sharing, WiFi FlashDrive & Document Reader) (AppStore Link) Desenvolvedor:
Yew Chen Chung
Nota:
4.5
Conheço e recomendo um este aplicativo que costumo chamar de ‘Pen Drive Wi-Fi’, ele transformará seu iPad em um armazenador de arquivos e dará acesso aos mesmos em qualquer rede Wi-Fi, assim você tem a possibilidade de compartilhar os arquivos ou também copiar novos arquivos seja lá onde estiver.
Também existem outras soluções online, como o Dropbox ou o Box.net, muito bons e também permitem ler arquivos compartilhados do computador no iPad, ou seja, você usaria seu iPad como ponte para o acesso dos arquivos armazenados na nuvem.

Dropbox

Dropbox (AppStore Link) Desenvolvedor:
Dropbox, Inc.
Nota:
4

Box for iPhone and iPad

Box for iPhone and iPad (AppStore Link) Desenvolvedor:
Box, Inc.
Nota:
4
Dessa forma termino esta parte de armazenamento comentando que sim, é chato, porém temos que nos acostumar a trabalhar desta forma. O iOS é fantástico e vem melhorando muito nos últimos anos, mas acredito que o sistema de arquivos será sempre dessa forma.

Aplicativos para Escritório

Quando falamos de trabalho no escritório geralmente nos referimos a um ambiente produtivo e colaborativo, é por isto, que vou recomendar a leitura de um post prévio aqui do iPadDicas que oferece 5 dos melhores aplicativos para trabalhar com arquivos PDF, estes aplicativos permitem a edição, marcação e revisão de documentos no iPad.
Um aplicativo que não se entende o motivo de não vir com o iPad é a calculadora, presente nos iPhones há anos, nunca deu o ar de sua graça no tablet. Mas, isto não é um problema quando contamos com diversas opções pagas muito interessantes. Vou deixar 3 das que mais gosto para que vocês possam escolher a calculadora perfeita para o uso de vocês:

Digits, the calculator for humans

Digits, the calculator for humans (AppStore Link) Desenvolvedor:
Shift
Nota:

▷ Calculadora

▷ Calculadora (AppStore Link) Desenvolvedor:
Quan Le
Nota:
5

Calculadora Pro para iPad Grátis

Calculadora Pro para iPad Grátis (AppStore Link) Desenvolvedor:
MYW Productions
Nota:
4
Não esqueça que para todas as outras tarefas de escritório você pode contar com aplicativos nativos, como é o caso de:
  • Contatos: Agenda de contatos (clientes, fornecedores, etc.)
  • Calendário: Agenda de compromissos e reuniões
  • Mail: E-mail corporativo com assinatura
  • Lembretes: Lista de afazeres
Ou também usará o pacote iWork para documentos Office:
Descritos no primeiro artigo desta série o iPad permite a edição de grande parte dos documentos que você possui anteriormente ao tablet, leia a primeira parte desta série para aprender a abrir documentos do Word, Excel ou Power Point.

Acesso Remoto

É aqui que entra a magia, o iPad para muitos usuários não consegue substituir o computador, ok, embora possível é realmente difícil e exige muita força de vontade.
Mas se eu lhes contar que há uma forma muito prática de acessar seu computador à distância utilizando seus iPads?

Splashtop 2 - Remote Desktop

Splashtop 2 - Remote Desktop (AppStore Link) Desenvolvedor:
Splashtop Inc.
Nota:
3.5
O Splashtop lhes derá acesso completo ao computador seja lá onde você estiver, com ele será possível trabalhar com seus documentos, usar o tão sonhado (por muitos) Microsoft Word, Excel ou Power Point, trabalhar com Outlook e tudo o que você está acostumado.
Esse App é econômico e possui grande diferencial em relação ao Teamviewer (gratuito), ele é notavelmente mais rápido e ainda transmite som, ao invés de somente vídeo.
Com o Splashtop todo mundo poderá migrar para o iPad, ter seu computador em casa ou no escritório como ‘servidor’ e sempre quando houver necessidade terá acesso via internet de seu antigo amigo.

Diversão

Chega de falar de coisa séria? Nem só de trabalho vivemos não é mesmo? Você que quer tanto ouvir uma música, curtir um filme ou jogar um game bacana não pense que estará abandonado no iPad, há muita diversão e mídia para você.
Músicas:
Além de você poder enviar ao seu iPad todas as músicas que havia baixado previamente em seu computador via iTunes (se você não sabe como fazer leia este texto), você ainda pode adquirir novos álbuns ou faixas de seus artistas favoritos utilizando o iTunes.
As faixas custam geralmente $0.99, mas há também músicas em promoção e inclusive grátis, é só ficar ligado e não perder as promoções.
Filmes:
Há duas formas muito bacanas de alugar filmes no iPad, uma delas é pelo iTunes, um filme lançamento pode custar aproximadamente $2.99 e o catálogo cresce a cada dia, há muito filme bom e novidade na iTunes Store.
Lembrando que você precisa de no mínimo 2MB de conexão para visualizar os filmes em SD (padrão) e de 6MB para visualizar os filmes em HD (alta definição).
Netflix:
Outra das formas é a contratação do Netflix, um serviço bastante popular onde você paga uma taxa de R$14,90 por mês e tem acesso à uma biblioteca de mais de 8000 filmes em português, com legendas ou dublado.
Os filmes do Netflix não são tão lançamentos assim, mas há muito o que explorar.

Netflix

Netflix (AppStore Link) Desenvolvedor:
Netflix, Inc.
Nota:
3.5
Falei sobre muitos destes assuntos anteriormente aqui no blog e vou deixar uma lista de posts para que vocês possam seguir a leitura, há muita informação de relevância:
Jogos:
O iOS é a maior plataforma de jogos que já existiu no mundo, há muitos mais games para iPad do que para qualquer video-game já lançado!
Nossa seção de Jogos aqui do iPadDicas publica toda semana um novo game ou até mesmo uma lista de jogos que indicamos aos nossos visitantes, mas claro que esses indicados aqui representam uma pequena parcela de tudo o que temos disponível. Você precisa explorar a App Store e escrever na busca o estilo de jogo que está buscando.
Muitas pessoas me perguntam se há como jogar os jogos do Orkut, do Facebook, na verdade tem sim, mas não são todos. A exigência é que eles tenham lançado uma versão para iOS. Os jogos destas plataformas são feitos em Flash e não são suportados pelo iPad.
Para isto, muitos desenvolvedores lançam sua versão para sistemas móveis, como por exemplo:

FarmVille by Zynga

FarmVille by Zynga (AppStore Link) Desenvolvedor:
Zynga Inc.
Nota:
3

SongPop Free

SongPop Free (AppStore Link) Desenvolvedor:
FreshPlanet, Inc
Nota:
5
São tantos que não vale a pena fazer uma lista para não ser injusto com quem gosta de um ou outro jogo, basta escrever o nome do game na barra de busca da App Store e você encontrará uma resposta.
Canastra, Buraco, Paciência?
Tem sim, recomendo um jogo tudo-em-um que tem o que você deseja:

Solitaire Overload, Part 2

Solitaire Overload, Part 2 (AppStore Link) Desenvolvedor:
Telegames, Inc.
Nota:
4
Enfim, há todo tipo de diversão no iPad, basta você saber o que busca e procurar por isso na App Store.

Considerações Finais

Por agora é só pessoal, acredito que esta série ajudará muitos usuários que estão perdidos e acabam de ingressar nesse mundo iOS.
Com esforço é sim possível substituir o computador pelo iPad, claro que não são todas as profissões que permitem essa troca, há algumas que exigem um computador para poder exerce-la, como por exemplo: engenheiros, arquitetos, designers, mas são poucas.
Em breve lançarei posts pontuais para cada tipo de profissão, desta forma vou tentar mostrar aos profissionais os aplicativos que estão disponíveis para cada tipo de trabalho.
Obrigado por acompanhar esta série, grande abraço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

Suporte para Notebook com tubos de PVC

Fonte: http://tecnicolinux.blogspot.com.br