Pular para o conteúdo principal

Star Wars: Foguete comunista soviético atinge satélite equatoriano


Confesso, esse iria ser um texto sacaneando o Equador, afinal é fácil fazer piada com um país do tamanho da cozinha do Eike Batista e com PIB que vem em vale-transporte, mas depois que a gente começa a ver a história por trás do evento, fica com pena.
O país tem um PIB menor que a cidade de São Paulo, é cercado de gente que não é muito fã, tem problemas com guerrilhas e até se meteu num arranca-rabo com o Peru que o Brasil teve que entrar no meio e mandar todo mundo pra cama sem sobremesa.
Mesmo assim eles se estão correndo atrás e investindo em ciência. Parte desse investimento foi aplicado no NEE-01 Pegaso, o primeiro satélite equatoriano. Não é nada revolucionário, não vai tornar a ISS obsoleta, mas ainda assim foi um marco para eles.
O Pegaso é um nanossatélite, um cubo de 10 cm de lado, com painéis solares, câmeras de luz visível e infravermelha, foi lançado dia 25 de abril por um foguete chinês. Criado pela Agência Espacial Civil Equatoriana, com verbas governamentais, o bichinho virou sensação na mídia local, escolas no país todo fizeram eventos para as transmissões, e os vídeos então… OK, tema de 2001 é meio exagerado, mas eles fizeram algo que pouca gente fez:
Transmitindo vídeo de órbita, com o hino nacional em loop, o Pegaso teve vida curta. Foi alvo de um covarde e não-provocado ataque por parte da União Soviética. Sem que os responsáveis equatorianos soubessem, seu pequeno satélite estava em rota de colisão com os restos de um foguete soviético S-14, usado para lançar sabe-se lá o quê (dica: Space Cowboys) e que estava desde sabe-se lá quando orbitando a Terra, em uma nuvem de lixo.
Essa nuvem atingiu de raspão o pobre Pegaso, que começou a girar sem controle e não responde mais a comandos de terra. Como não conta com propulsores além de rodas de reação, é improvável que ele consiga se estabilizar de novo.
Os russos, claro, não tomaram conhecimento, deixando o programa espacial equatoriano chupando dedo.
Mesmo assim nossos nobres irmãos latino-americanos não ficarão parados. O gêmeo do Pégaso, oKrysaor já está pronto e será lançado em agosto. Ironicamente, da Rússia. Boa sorte pra eles, que preferiram levantar, sacudir a poeira e seguir em frente, ao invés de ficar inventando desculpas, como certos programas espaciais que conheço…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

Suporte para Notebook com tubos de PVC

Fonte: http://tecnicolinux.blogspot.com.br