Pular para o conteúdo principal

Os 10 melhores editores de imagens para Linux


Para muitos, o Adobe Photoshop é um programa de edição de imagens insubstituível. Migrar para o Sistema Linux sem encontrar uma alternativa satisfatória; acaba sendo um grande empecilho para quem precisa de aplicações desse gênero. Portanto, quem está disposto em conhecer diversas alternativas que podem satisfazer as principais funcionalidades encontradas neste programa; deve conhecer essa lista com 10 programas, para edição de imagens, suportados pelos Sistemas Linux!

Darktable 


Promove a rápida edição e armazenamento de fotos digitais, em formato RAW (disponível em quase todas as máquinas fotográficas atuais). Permite que o usuário importe uma grande quantidade de fotos automaticamente a partir de uma câmera ou cartão de memória. Para quem ja usou ou conhece o Adobe LightRoom, não terá nenhuma dificuldade. 
Site OFICIAL - http://www.darktable.org/ 

DigiKam 


O DigiKam é uma suíte de aplicativos para organização, edição e visualização de imagens. Ele possui opções para edição de imagens. O editor é simples, mas bem eficaz. Possui vários plugins que podem ajudar na correção de imagens, sem a necessidade de muito trabalho, além de efeitos especiais e filtros. 
Site OFICIAL - http://www.digikam.org/ 

Fotoxx 


Fotoxx é um software muito simples de se utilizar que possibilita aplicação de efeitos, transformação e correção de imagens e fotos. Ele também disponibiliza a funcionalidade de Panomara. Através dele é possível unir duas ou mais imagens em uma só, criando assim fotos panorâmicas. 
Site OFICIAL - http://www.kornelix.com/fotoxx.html 

F-Spot 


F-Spot é um gerenciador de fotos, especializado em organizar imagens em álbuns, desenvolvido para o ambiente gráfico Gnome. O programa permite a edição de fotos em tempo real, através da própria interface do gerenciador. 
Site OFICIAL - http://f-spot.org/ 

GIMP 


O GIMP, sigla de GNU Image Manipulation Program, é tido como a alternativa gratuita ao Photoshop, possivelmente o mais conhecido editor de imagens comercial. Com ele é possível fazer muitos tipos de manipulação e criação de imagens. 
Site OFICIAL - http://www.gimp.org/ 

Photivo 


O Photivo é um editor de imagens desenvolvido com o foco em usuários mais experientes no assunto, pois traz muitas funcionalidades avançadas para manipulação de fotografias. O grande diferencial desse aplicativo é a possibilidade de trabalhar com arquivos no formato RAW, como o Darktable (citado acima). Possui integração com o Gimp (importação e exportação). 
Site OFICIAL - http://photivo.org/ 

Rawstudio 


Rawstudio é um completo e simples editor desde o qual você vai editar suas imagens no formato RAW. É compatível com os arquivos RAW gerados por uma ampla variedade de câmeras digitais, incluindo Nikon e Canon. Entre outros ajustes, permite modificar o balanço dos brancos, o contraste e o tom mas também a saturação, a exposição, o canal RGB, gamma e a escala, com o histograma ao alcance. Está otimizado para MMX, 3dnow e SSE, trabalha rápido e exporta a PNG. Possui integração com o Gimp. 
Site OFICIAL - http://rawstudio.org/ 

RawTherapee 


É um programa bastante completo para quem precisa ajustar fotos de câmeras digitais, que normalmente são no formato ".raw". Embora seja para manipulação de arquivos .raw, o programa pode importar arquivos de outros formatos mais populares como JPEG, TIFF e PNG e ser usado em complemento com o GIMP. 
Site OFICIAL - http://rawtherapee.com/ 

Shotwell 


Shotwell é um gerenciador de imagens leve que permite aos usuários organizar e visualizar imagens de uma maneira muito conveniente. Você pode importar a biblioteca de imagens de uma câmera ou de qualquer outro local para gerenciar facilmente as imagens.
Site OFICIAL - http://www.yorba.org/projects/shotwell/ 

UFRaw 


O UFRaw permite que você edite todas as informações da imagem, melhorando toda e qualquer característica que sinta necessidade. Possui integração com o Gimp. 
Site OFICIAL - http://ufraw.sourceforge.net/ 

Artigo baseado em Fonte 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

Suporte para Notebook com tubos de PVC

Fonte: http://tecnicolinux.blogspot.com.br