Pular para o conteúdo principal

Porque é que a Google comprou a Waze?

A Google comprou a Waze por 1,03 mil milhões de dólares. Não acham um bocado estranho a Google comprar uma aplicação de mapas quando já tem o Google Maps, uma aplicação que é utilizada por muitos mais milhões de pessoas.

waze-logo

O que será que o Waze tem de melhor? Fará sentido esta aquisição? Será que o Waze vai desaparecer? É isso que vamos tentar descobrir ao longo deste artigo…

A Waze (esta empresa vocês podem não conhecer) foi comprada pela Google (esta empresa vocês devem conhecer) por mais de mil milhões de dólares. A Waze é uma aplicação de mapas tal e qual como muitas outras aplicações que existem no mercado mas tem a particularidade de ser uma “aplicação de mapas social”, ou seja, os seus utilizadores vão contribuindo para a construção dos mapas do Waze e para isso basta ter a aplicação ligada enquanto se viaja e mais tarde enviar os dados para a Waze para esta ver se é preciso atualizar o mapa naquele ponto onde vocês passaram.

Google comprou a Waze para poder ter mais serviços…

Não existem assim tantas empresas especializadas em mapas e muito menos em mapas sociais. A Google tem uma componente social fraca (sejamos honestos, vejam quantas vezes é que dizem as palavras Facebook, Twitter e Google Plus durante o dia para obter uma ideia aproximada) e a aquisição da Waze poderá reforçar também esta componente.

Waze-Google-mapas

O facto da Waze construir os mapas dinamicamente e contribuir com informação em tempo real irá permitir recolher mais e melhor informação sobre melhores trajetos, trajetos mais rápidos e irá minimizar a frustração dos condutores quando chegam a uma estrada que está temporariamente cortada. E irá dificultar a vida à polícia pois haverá mais informação do tipo “Os botinas estão na EN23, debaixo da ponte depois do entroncamento para Trancoso” :P
Os funcionários da Waze (cerca de 110) são muito especializados nesta tecnologia e têm experiência em montar mapas muito rapidamente. Existem novas ideias dentro da Waze que vão de encontro às ideias do Google Maps, tal como, navegação off-road para BTT :D e por isso vai ser mais fácil desenvolver este tipo de ideias e coloca-las no mercado antes da concorrência.
Aqui fica um pequeno vídeo de apresentação da Waze:

Google comprou a Waze para se proteger…

Prevenir que outro gigante como a Apple a Microsoft ou Facebook tome a iniciativa de investimento foi outro motivo porque a Google comprou a Waze. Assim está garantido que esta tecnologia não vai para um adversário.
Para estas quatro empresas os sectores mais importantes na Web para já são o email, os browsers, a componente social e os mapas.
Vocês acham que a Waze vale tanto dinheiro assim? A Google acha que sim, mas também, dinheiro é coisa que não lhes falta… :P

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

Suporte para Notebook com tubos de PVC

Fonte: http://tecnicolinux.blogspot.com.br