Pular para o conteúdo principal

Elementary OS: o que uma distribuição derivada do Ubuntu tem de tão diferente?



O Elementary OS é uma distro baseada no Ubuntu. Uma distro muito nova (a primeira versão surgiu em meados de 2011) que está causando muito alvoroço na comunidade Linux. Mas por quê? Contrariando a ideia que a maioria das distros derivadas do Ubuntu são apenas uma mudança de aparência; o Elementary OS vem conduzindo um projeto amplo e desafiador. Entre características de aparência, desempenho e aplicações; surgiu também uma mudança de postura perante ao software livre. Portanto, para ter uma visão completa sobre essa distribuição que não vem disposta a ser mais uma, mas sim ser uma distribuição essencial para a maioria dos usuários, leia este artigo! 


O Elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu. Sua versão mais atual (ago/2013 - 0.2 "Luna") é baseada no Ubuntu 12.04 LTS. Mas em contrapartida, o Elementary OS está se diferenciado cada vez mais do seu antecessor. 

Logo de início, há uma distinção na maneira em liberar as versões finais do sistema. Diferentemente das mais populares, a Elementary OS investe na máxima de "entregar somente quando estiver pronto". Em outras palavras, a equipe de desenvolvedores decidiu lançar uma nova versão em momentos apropriados; somente quando todos os objetivos forem alcançados (resolvendo bugs e imperfeições). Assim, o status do Elementary ficaem constante desenvolvimento. Os desenvolvedores mantêm um Diagrama com todos objetivos a serem alcançados: Elementary OS Blueprint 

[...] As you may or may not know, elementary doesn’t have a timed released cycle. Other popular operating systems like Ubuntu have decided to make a release at a certain time every year. But for elementary, we’ve decided that we will choose a set of goals to achieve during the cycle, and we release when all of those goals are met and the related bugs are squashed. We track our goals in the form of Blueprints and assign bugs to milestones. via http://elementaryos.org/journal/when-its-ready


Sendo assim, o Elementary OS mostra que foca na estabilidade e desempenho do seu sistema. Contudo, outro aspecto interessante também chama a atenção desta distro: os recursos gráficos e suas "novas" aplicações. 

O Ambiente Gráfico 

A última versão do Elementary OS, o Luna, vem com um ambiente gráfico baseado no GNOME 3, denominado Phanteon; com uma barra de menu superior e um dock plank na parte inferior: 




Além do mais, a visão geral dos programas abertos no momento, possui também um toque "Elementary" ;-): 



E este assunto (programas executando em segundo plano) foi discutido na Comunidade Linux amplamente; levando ao questionamento de "onde fica o botão minimizar?!". Pois isto será a primeira coisa que um novo usuário irá perguntar quando se deparar com a aplicação aberta. 

Para os desenvolvedores, isso se refere a uma mudança de paradigma; retirando completamente o ato de 'minimizar'. Trazendo a responsabilidade, de gerir os processos a serem colocados em segundo plano, para próprio sistema! A imagem mostra a representação do 'encerramento' de uma aplicação; basicamente ela retorna para o dock e começa a rodar em segundo plano: 



"Novas Aplicações" 

Pantheon-Files (Gerenciador de Arquivos)


Baseado no Nautilus (padrão do Ubuntu) o "novo" gerenciador de arquivos difere mais nos aspectos de usabilidade e aparência. Recurso de Preferências e Propriedades alteradas, como segue imagem: 


Scratch Editor (Editor de Texto)


Apenas um novo editor de texto, com suas peculiaridades. 


Noise (Player de música)


Oferece o recurso de uma 'playlist inteligente' - com função de pesquisa, ordenação e ajustador/equalizador de som: 


Pantheon-terminal (Emulador de Terminal)


Apenas o emulador de terminal padrão do elementary OS. Como segue sua linha de desenvolvimento, um aplicativo enxuto e minimalista: 


Web browser Midori




OpenSource não significa gratuidade! 

"O elementary OS será pago? não, definitivamente NÃO!!" leia na íntegrahttp://elementaryosbr.org/sistema/elementary-sera-pago-nao-definitivamente-nao/
Com muitas diferenças, os desenvolvedores do Elementary OS "inovaram" de vez! Caso tenha gostado de todos esses recursos, você precisará pagar 10 dólares por downloadescolher um VALOR para DOAÇÃO antes de fazer o download da versão desejada!! (Informação corrigida mediante ao comentário do Carlos Gomes). 



Mesmo assim, isto pode levar a discussões como: "isso não deve ser feito!!" ou "eu não pagarei por um software livre!!" e até "isto fere todo o principio OpenSource!!". 

Portanto, mesmo se houvesse a obrigatoriedade em pagar uma tarifa para realizar o download da distro, isto não compromete os princípios do Software Livre; que é em manter o código acessível a comunidade permitindo contribuições! 

100% Free
Elementary OS is completely free, both in terms of pricing and licensing. There are no costly fees, confusing user agreements, trial periods, or restrictive copy protections. You can install Luna on as many computers as you want or even copy it and give it away to your friends.SITE OFICIAL


Recomendo que leia: http://elementaryos.org/journal/what-is-open-source 

FONTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

Suporte para Notebook com tubos de PVC

Fonte: http://tecnicolinux.blogspot.com.br