Pular para o conteúdo principal

MSP430 LaunchPad: um concorrente para o Arduino?


Introdução

Quando pensamos em kits de desenvolvimento com microcontroladores para iniciantes, geralmente a primeira plataforma que nos vem atualmente a cabeça é o Arduino. O que alguns podem não saber é que ele não é a única opção interessante e de baixo custo nesse segmento. A empresa Texas Instruments possui um kit de desenvolvimento barato e com recursos bem interessantes, o LaunchPad MSP430.



LaunchPad MSP430

O LaunchPad MSP 430 é um kit que permite programar e realizar o debug na série de microcontroladores MSP430 da Texas através da interface USB. Essa plaquinha possui muitos dos recursos de hardware necessários para um iniciante se aventurar na área da computação embarcada. Essa linha de microcontroladores é conhecida pelo seu baixíssimo consumo elétrico (230 uA a 1MHz/2.2 V), sendo ideal para dispositivos alimentados por bateria. Eles possuem uma arquitetura RISC de 16 bits podendo trabalhar a uma frequência interna de até 16 MHz.

As principais caraterísticas dessa placa são:


Soquete DIP (Dual In line Package) com suporte a encaixe de microcontroladores de 14 e 20 pinos.


Uma interface USB que permite debug e programação dos chips MSP430.


Um botão programável (tipo push button).


Um led SMD de sinalização de POWER ON.


Um botão de reset.


14 pinos de I/O programáveis.

O kit acompanha a placa, dois microcontroladores, um oscilador a cristal (para eventual soldagem na placa como oscilador opcional), um pequeno cabo micro USB, conectores headers fêmea e macho (também para eventual soldagem em placa) e um pequeno guia de instalação rápida para o software.

Os chips microcontroladores que acompanham o kit e suas caraterísticas são:


MSP430G2553IN20

MSP430G2452IN20


16kB Flash

8kB Flash


512B RAM

256B RAM


interruptible GPIOs

interruptible GPIOs


16-bit timers

16-bit timers


8ch 10-bit ADC

8ch 10-bit ADC


Comparator

Comparator


Serial Communication USCI – I2C, SPI & UART

Serial Communication (USI – I2C & SPI)




Kits de pequeno porte como esse não são nenhuma novidade, o que realmente chama a atenção é que a Texas tenta seguir a mesma linha do Arduino atribuindo a possibilidade de expansão de periféricos através de placas adicionais, conhecidas como BoosterPacks, que é basicamente a mesma idéia das placas shields para Arduino. Creio que a ideia principal desse kit é disseminar uma cultura de uso dos dispositivos da empresa a um baixo custo, porém o kit ainda está longe de possuir a variedade de placas periféricas disponíveis para Arduino.

As dimensões físicas do kit se assemelham as do Arduino Uno, como é possível visualizar na foto abaixo. Como é de praxe em muitos kits, é possível fazer o download dos diagramas esquemáticos da placa no site do fabricante, caso você tenha interesse em saber mais sobre o projeto para construir placas adicionais com a tecnologia da Texas.



LaunchPad MSP430 X Arduino UNO

Além do modelo MSP430 existem outros modelos da LaunchPad disponíveis. Como por exemplo o Stellaris, que vem equipado com um chip ARM Cortex-M4F.

No que diz respeito aos iniciantes, um ponto negativo nos kits produzidos e comercializados por grandes fabricantes com a Texas Instruments, Freescale, Atmel,Renesas, etc. não está no hardware em si, e sim no software. As ferramentas que permitem programar os kits são geralmente destinadas aos profissionais da área, e são complexas, cheias de recursos complicados. Foi aí que o Arduíno teve sua grande sacada, tornando o software algo bem mais simples, e escondendo a complexidade dos compiladores e seus diversos recursos nas entranhas de um software com uma interface minimalista e repleta de exemplos práticos. O LauchPad seria apenas mais um desses kits complexos de se usar, se não fosse por uma coisa: a plataforma Energia.

Segundo o próprio website do projeto: “Energia é uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto iniciada por Robert Wessels em Janeiro de 2012 com a meta de trazer o Wiring e o framework Arduino para o LaunchPad baseado no MSP430 da Texas Instruments”. Dessa maneira é possível programar um LaunchPad com Energia da mesma forma que se programa um Arduino, pois as ferramentas são praticamente idênticas.



Interface do Energia: semelhanças com a plataforma Arduino não são mera coincidência.

Além do Energia, a Texas também recomenda as ferramentas Code Composer Studio e IAR Embedded Workbench (ambos com limitação de tamanho de código na versão free), além do compilador MSPGCC. Porém, como afirmei, se você é iniciante ou só teve experiência com Arduino, não vai querer se aventurar com elas tão cedo, sendo assim, recomendo (e muito) usar o Energia.

No momento em que escrevo esse artigo o LaunchPad é vendido no site da Texas por 9,99 dólares, com entregas no Brasil no prazo de duas a quatro semanas. Quando o autor comprou em meados de 2012 não foi cobrado o frete nem nenhuma taxa, ou seja, saiu muito barato. Não sei se continua sendo assim atualmente, mas é só entrar na eStore da Texas, fazer o cadastro e simular uma compra para descobrir.

Do ponto de vista de recursos de hardware (memória RAM, memória de programa, placas de expansão, etc) o LauchPad MSP430 não é tão atrativo quando um Arduino, porém olhando pelo lado do custo e da ferramenta de programação Energia, ele pode ser uma ótima ótima escolha para começar a brincar com a tecnologia de dispositivos embarcados.



Para saber mais


www.ti.com – Website da Texas Instruments, fabricante do LaunchPad e dos microcontroladores MSP430.


http://energia.nu - Website dos desenvolvedores do Energia.


https://estore.ti.com - Loja virtual da Texas Instruments onde é possível comprar os kits LaunchPad.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

Suporte para Notebook com tubos de PVC

Fonte: http://tecnicolinux.blogspot.com.br