Pular para o conteúdo principal

Uma impressora 3D feita com restos de computadores

A impressora 3D é uma das tecnologias mais promissoras desta década pois em teoria podemos fabricar qualquer peça no conforto da nossa casa. Ainda assim o preço destes brinquedos ainda não está ao alcance de todos. Contudo em África houve um inventor que construiu uma impressora 3D com restos de computadores e componentes eletrônicos e que promete baixar significativamente o custo de uma impressora 3D.

Projecto W-AFATE

É talvez a primeira vez que junto as palavras Reciclagem e Impressora 3D num mesmo artigo :)
tecnologia de impressão em 3D veio revolucionar o mundo dos objetos. Antigamente o processo de inventar e criar protótipos de pequenos objetos era muito mais complicado e prolongado. Exigia o envolvimento de várias equipas de várias indústrias e isto tornava o protótipo muito caro.

W-Afate - Impressora 3D

Com a impressora 3D podemos praticamente inventar e criar um objeto no escritório lá de casa.
Por exemplo, ainda no outro dia a minha mãe partiu o fecho da máquina de lavar a roupa. Aquilo é uma peça de plástico muito simples mas como a máquina já tem 20 anos a marca já não tem dessas peças. Ainda por cima este pequeno objecto de 2 x 4 x 0,5 centímetros inutiliza por completo uma máquina de 120 x 80 x 80 centímetros…
Com uma impressora 3D poderia imprimir várias peças em plástico até arranjar uma que servisse por completo :)

Impressora 3D feita a partir de material reciclado

Em África, Kodjo Afate Gnikou um inventor / engenhocas, também conhecido como W.Afate, desde cedo reconheceu que a impressora 3D é um objeto muito poderoso mas Kodjo foi ainda mais longe e lembrou-se de fazer a sua própria impressora 3D com restos eletrônicos.
Muitos países de África são considerados países do 3º mundo e por isso o espírito de reciclagem está (forçosamente) na cultura desses países, como por exemplo no Togo.

Lixo electrónico em África

Mas estes países não estão preparados para reciclar este novo tipo de lixo, o lixo eletrônico que começa a ser um verdadeiro problema mundial.

W-Afate - Kodjo

impressora 3D de W.Afate é uma cópia da impressora Prusa Mendel (que custa £499). É feita com lixo eletrônico reciclado (como monitores, scanners e computadores) mas como devem calcular não é assim tão linear e existem peças que têm mesmo de ser adquiridas devido à sua especificidade.
O bom de algumas impressoras 3D é que são baseadas no modelo do IKEA, o “Faça Você Mesmo” e as peças podem ser adquiridas em separado. W.Afate teve de investir cerca de $100 para comprar as peças que faltavam para a sua impressora 3D.
O vídeo a seguir (em inglês) é uma reportagem feita pela Euronews e mostra a invenção de W.Afate a funcionar.


É uma solução muito boa para qualquer país. W.Afate vai continuar a desenvolver este projeto e quem sabe um dia ainda temos acesso a um caderno de instruções que nos ensina como reciclar o lixo eletrônico e transforma-lo em coisas novas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

Suporte para Notebook com tubos de PVC

Fonte: http://tecnicolinux.blogspot.com.br