Pular para o conteúdo principal

Adeus ao Windows XP significará um olá ao Linux?


A longa batalha entre o software proprietário e aquele que usa a licença GNU – de código aberto – é uma das mais antigas, e das que mais divisões cria entre os amantes da computação.




Na base está a questão de o mundo digital e da informática ser aquele em que o conhecimento humano mais avançou e, também, verdadeiramente globalizou o acesso de todos (ou de muitos, vá lá…) ao Admirável Mundo Novo de uma Humanidade mais próxima e mais informada.

Se isto é assim, deverá o acesso a esse conhecimento ter uma base empresarial e corporativa (sendo assim o software vendido pelas empresas que o criam) ou deverá antes ter uma base de construção comum de programadores de todos os cantos do mundo quecontribuem, cada um à sua medida, para esse bem comum?

É preciso conhecer as alternativas



À parte o caso da Apple, que é o que poderemos chamar, na sua base, uma marca de culto e com um público alvo bem definido, a realidade mostra que o utilizador comum usa o Windows porque se habituou a isso devido a dois factores principais:

  • A facilidade de uso dos sistemas operativos da Microsoft;
  • Falta de noção de que se trata de um software pago e que existem alternativas gratuitas como os sistemas Linux;

Nesse aspecto, as diferentes distribuições do Linux têm, nos últimos anos, feito um enorme esforço para se tornarem cada vez mais “amigas do utilizador” (ou user-firendly).

Para além do uso cada vez mais generalizado do sistema clique e instale, temos por exemplo as distros Ubuntu que dão acesso a um universo quase completo de aplicações open-source (gratuitas) que fazem exatamente o mesmo que as de código fechado (e pago).

Mais ainda: os principais programas de uso generalizado já têm versões para serem instaladas em Linux.


Windows XP começa a desaparecer em Maio de 2014


Por tudo isto, criou-se uma enorme expectativa quando se soube que a partir de Abril de 2014 a Microsoft deixará de fazer atualizações de segurança e outras para o Windows XP, descontinuando assim este sistema operativo.

Tendo em conta que cerca de 15% dos computadores domésticos, e uma grande parte das pequenas e médias empresas, ainda tem os seus computadores a rodar o XP, isto pode tornar-se uma boa oportunidade para o Linux.


Ainda para mais, o Windows 8 marca um novo universo dentro dos sistemas Microsoft pelo que se é para mudar para uma plataforma completamente nova porque não fazê-lo para uma sem os custos associados às plataformas da empresa de Redmond?


No entanto parece que a Microsoft não quer perder esta guerra e já disponibiliza opções de migração para o Windows 7, contando com alguma possível passividade dos utilizadores, que se sentirão mais identificados com o “clube” Microsoft…

Experimentar não custa… é gratuito!
Para quem, no entanto, estiver disposto a um pouco de esforço para melhorar a sua experiência de utilizador, talvez valha a pena testar uma versão Linux. Aqui há fortes hipóteses do Ubuntu ser a melhor opção para a introdução neste mundo por ser a que tem mais apoio aos utilizadores e uma das maiores comunidades.

Na realidade, para quem usa o PC para navegar na net e pouco mais, é virtualmente irrelevante se usa Windows ou Linux. E o Linux é gratuito. E se, no passado, havia a questão, muitas vezes definidora, de 99% dos bons jogos não correrem em Linux, a verdade é que atualmente o próprio PC já não é muito relevante no mercado dos jogos, (quase) totalmente suplantado que foi pelos consoles, nomeadamente a PlayStation e a Xbox.

Os dados estão lançados! Será que o adeus ao Windows XP poderá ser um olá aos sistemas Linux? Lá para Maio a resposta começará a chegar mas até lá chegarmos, gostava de ter a tua opinião: achas que a quota de utilização do Linux poderá beneficiar do desaparecimento de um sistema muito utilizado?

"Adeus ao Windows XP significará um olá ao Linux?" foi um artigo inicialmente publicado no Revolução Digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

Gigantes da Indústria - Documentário

A América não foi descoberta, foi construída. Os nomes Rockefeller, Vanderbilt, Carnegie, Astor, Ford e Morgan são sinônimos do chamado "sonho americano". Eles desenvolveram uma visão ousada e criaram grandes indústrias que foram base para o progresso no mundo. São indústrias de combustível, estradas de ferro, aço, transportes, automóvel e finanças. Eles estabeleceram políticas econômicas, se envolveram em eleições presidenciais, e sua influência sobre os acontecimentos mais importantes do século passado é incalculável.


Gigantes da Indústria - Ep 1 Começa outra Guerra [History Channel HD]


Gigantes da Indústria - Ep 1 Começa outra...por DOCUMENTARIOSBM


Gigantes da Indústria Ep 2 Encontrando Petróleo [History Channel HD]


Gigantes da Indústria Ep 2 Encontrando...por DOCUMENTARIOSBM


Gigantes da Indústria - Ep 3 Nasce a Rivalidade [History Channel HD]


Gigantes da Indústria - Ep 3 Nasce a Rivalidade...por DOCUMENTARIOSBM


Gigantes da Indústria - Ep 4 Derramamento de Sangue [History…