Pular para o conteúdo principal

CHI MENTAL: ATIVE SEU ESPÍRITO EMPREENDEDOR EM 8 PASSOS

ID-10098546
ID-100171588Você já ouviu falar em Chi Mental? O termo, que vem do chinês, significa energia mental e está associado a técnicas orientais que ensinam como desenvolver, controlar e direcionar sua energia mental para alcançar seus objetivos.
Não é novidade que a Medicina já estuda como movimentar o chi mental para curar doenças. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por exemplo, já desenvolve estudos há certo tempo para o tratamento de doenças como a tendinite, asma, enxaqueca e vitiligo, por exemplo, dentro do Hospital São Paulo.
O que alguns talvez não saibam é que essa técnica oriental também pode ser utilizada para ‘combater’ determinadas formas de pensar e “reinventar-se” para ter melhor desempenho profissional em momentos específicos, como em casos de mudanças (aquela tomada de decisão para lagar o emprego e ter seu próprio negócio) ou em situações difíceis (se a sua empresa está passando por uma crise, por exemplo). Basicamente, o chi mental permite que se coloque a “vida nas próprias mãos” e ganhe autocontrole para atingir suas metas.
De acordo com o livro “Chi Mental – Reprograme seu cérebro diariamente em apenas 8 minutos”, escrito por Richard Israel e Vanda North, um programa de chi mental possibilita aprender métodos rápidos e fáceis para aprimorar o raciocínio e transformar pensamentos disruptivos em proativos.
Dentre os benefícios da prática, destacam-se a capacidade de desenvolver novos hábitos positivos, evitar o estresse, promover a autoconfiança, melhorar a memória, controlar comportamentos, gerenciar informações e garantir mais energia física e mental para o horário do expediente e fora dele. E sabemos que todas essas coisas afetam e muito a vida dos empreendedores, especialmente aqueles que estão iniciando e se acostumando à rotina atarefada de empresário.

Chi Mental Inicial
Segundo o programa traçado por Israel e Vanda, os oito passos do Chi Mental básico tomarão apenas oito minutos do seu dia. O ID-10065282processo é realizado mentalmente e adaptado conforme o programa que escolher – eles trazem 50 estratégias divididas no programas de Habilidade de Gerenciamento, que inclui Objetivos, Habilidades, Vendas e Comunicação; Desenvolvimento, que inclui Inteligência no trabalho e Treinamento; e Estresse, que inclui Saúde e Autoconceito. Cada passo dura um minuto e eles podem ser feitos no caminho do trabalho, em casa ou até mesmo na mesa do escritório, se for possível não ser interrompido.
Para iniciar, tenha a mão um relógio que conte os segundos ou cronômetro para marcar cada minuto. Se possível, os especialistas indicam executar a atividade no mesmo horário e local.
Passo 1: Respire – A respiração oxigena o cérebro e permite que, naturalmente, nos acalmemos. Posicione uma mão sobre a barriga e a outra no tórax. Respire lenta e profundamente pelo ventre (o tórax deve permanecer parado). Uma boa dica é inspirar durante três segundos, segurar o ar por mais três, soltar a respiração em três segundos, e segurá-la por mais três (ciclo de 12 segundos ao todo). O objetivo é acalmar-se.
Passo 2: Concentre-se – A atividade, também chamada de “Um” do Chi Mental, ajuda na concentração. De acordo com o programa, para ter um desempenho eficaz na vida profissional, é importante ter a capacidade de seconcentrar e não se distrair com facilidade para manter o foco. Para isso, concentre-se nos ponteiros do relógio ou na luz do cronômetro e vá dizendo devagar “um, um, um, um…”, se um pensamento o distrair, pare de contar “um”, e diga “dois, dois, dois…”. Repita o procedimento toda vez que um pensamento invadir sua mente.
Passo 3: Adapte – Essa atividade ajuda a recordar das coisas como elas são, influenciando as memórias negativas que construímos sobre os fatos. Durante um minuto, relembre das questões negativas das últimas 24 horas e se pergunte o que poderia ter sido feito no lugar do seu comportamento. Se pergunte o que fará em seguida e como adaptar seus pensamentos ou sentimentos para que sejam melhores da próxima vez. O passo faz com que o cérebro se adapte a prestar mais atenção para obter resultados positivos.
Passo 4: Associe – A etapa é semelhante a anterior, mas aqui você mentalizará as experiências positivas e “frutíferas” das últimas 24 horas. As perguntas serão: tive êxito em alguma coisa hoje? Agi ou me senti da forma como queria diante de determinada situação? Ao registrar as respostas, as associe a determinada situação de forma positiva, no intuito de repetir esses processos em outros cenários. Você pode fechar os olhos aqui para evitar distrações e contar os feitos nos dedos (literalmente), fechando a mão ao final da atividade em uma atitude simbólica para frisar as associações.
ID-10081384Passo 5: Conscientize-se – “É o ato ou efeito de trazer algo ao consciente, de sentir ou perceber o que está acontecendo agora”. Aqui, é possível aprender a convergir seus pensamentos para o momento presente por meio do “Exercício do BEAT”. Durante um minuto, pense no presente e se pergunte: o que seu corpo está sentido naquele exato momento; quais são suas emoções; quais pensamentos e atitudes está tendo naquela hora? Ao treinar a consciência, será possível entender os fatores que o levam a se sentir de determinada forma e será possível ter controle sobre suas reações sob qualquer cenário.
Passo 6: Escolha – Aqui, você exercitará sua capacidade de ganhar o controle sobre si e sua vida. Uma vez reconhecido como se sente (BEAT) e a sensação/emoção/pensamento for diferente de como gostaria de se sentir, marque um minuto e se concentre na escolha do BEAT mais produtivo para você. Examine os quatro âmbitos do BEAT e faça suas escolhas.
- Corpo: como quero que meu corpo fique. Exemplo: minha mente está aberta e meu corpo ativo.
- Emoções: como escolho me sentir. Exemplo: sinto-me relaxado e confiante.
- Atitude: como escolho agir (ação). Exemplo: conversar com novos contatos.
- Pensamentos: como decido visualizar a situação. Exemplo: concluí que essa é a minha prioridade (ao ligar para novos contatos, por exemplo).
A forma como escolherá agir fará toda a diferença. Aproveite o minuto para decidir o que deseja vivenciar nopresente. No programa básico, você treinará sua mente para o que está ocorrendo agora. Com a evolução, é possível direcionar suas escolhas para os objetivos profissionais que almeja.
ID-10065457Passo 7: Planeje – “A mente responde aos nossos pensamentos sobre o futuro da mesma maneira que responde aos pensamentos passados ou presentes”, explicam os autores do livro. O Pensando Grande já falou algumas vezes o quão importante o planejamento é para um empreendedor e uma empresa. Pessoas bem-sucedidas sabem que planejar é o segredo do sucesso. Na atividade, a sensação de direcionamento naturalmente nos faz querer correr atrás das metas. Assim, projete as próximas 24 horas, imaginando como você deseja que elas sejam, como se fosse um filme. Respire (primeiro passo), visualize as pessoas, atividades e situações que provavelmente enfrentará e observe sua sensação física enquanto imagina cada evento. Quais emoções pressente e quais atitudes prevê? Imagine as reações de forma positiva, estabelecendo posturas e resultados eficazes. Logicamente, é válido persistir no que deseja que ocorra.
Passo 8: Seja grato – Aqui, você pode se sentir agradecido por algo que aconteceu nas últimas horas e projetar essa gratidão para o próximo dia, o que é válido para o campo material, das emoções e das experiências. Segundo os autores, a gratidão oferece uma compensação verdadeira, melhorando a qualidade de vida na prática. Esse passo estimula a mente a valoriza as surpresas do dia a dia, aumentando as chances de continuar buscando o que se deseja.

Esse é apenas o início para o programa Chi Mental. Uma vez aprendidos os passos, o ideal é traçar um plano exclusivo, colocando a qualidade dos pensamentos e ações que precisa para alcançar um determinado objetivo, como abrir de fato seu próprio negócio, expandir sua empresa, melhorar a inovação dos seus produtos e por assim por diante.
Para melhorar o exercício e entender mais sobre o assunto, recomendamos o livro “Chi Mental – Reprograme seu cérebro diariamente em apenas 8 minutos”, escrito por Richard Israel e Vanda North. O volume ensina com detalhes como realizar os oito passos e traz 50 estratégias para atingir suas metas.

 Veja o que os benefícios da nuvem podem fazer para aumentar a produtividade do seu negócio. Conheça as várias ferramentas que o Office 365 pode trazer para a sua empresa. 
Para mais informações sobre como comprar produtos Microsoft acesse o site ou entre em contato pelos telefones 11 4706 0900 (São Paulo) ou 0800 761 7454 nas demais localidades. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

Suporte para Notebook com tubos de PVC

Fonte: http://tecnicolinux.blogspot.com.br