Pular para o conteúdo principal

A origem da semana de trabalho de 40 horas




Para começar um novo ano nada como um tema altamente interessante e com que todos - de uma forma ou de outra - se poderão relacionar: porque motivo se tem como referência um horário de trabalho de 40h semanais?

E a resposta (se pudermos acreditar neste relato) é surpreendente. A origem das 40h de trabalho semanal não estão em nenhum estudo científico para maximizar a eficiência nem qualquer outra coisa do gênero - nem sequer tem em conta a questão (bem real) de que há pessoas que são mais produtivas durante a manhã e outras durante a tarde/noite.

Durante a Revolução Industrial, as fábricas e as máquinas tinham que trabalhar o máximo de tempo possível, e eram comuns os horários de 10-16h de trabalho... diário!



Mas nos anos 20, Henry Ford, que não poderemos deixar de considerar um visionário pela forma como revolucionou a Indústria (e também o horário laboral, como verão a seguir), decidiu alterar os horários dos seus empregados, passando de uma semana com 6 dias de trabalho e 48h semanais para apenas 5 dias de trabalho e 40h semanais.





E o motivo pelo qual o fez? Porque, segundo as suas palavras:

"O tempo livre é um ingrediente indispensável num mercado de consumo porque os trabalhadores precisam de ter tempo livre para encontrar utilidade nesses produtos de consumo, incluindo os automóveis."



Ou seja... trabalhar menos para ter mais tempo para comprar coisas e dar-lhes uso (pois... imaginem lá se comprariam tudo aquilo que têm em casa se apenas fossem a casa para dormir e regressar ao trabalho, e nem sequer tivessem fins-de-semana onde se justificasse pegar no carro para "ir dar uma voltinha"?)

Portanto... se calhar a solução para a crise passa tão somente por atualizar esta mesma perspectiva para a época atual, e numa altura em que se assiste a tanto desemprego, porque não considerar uma semana de trabalho de apenas 4 (ou até 3) dias úteis, que permitiria que mais pessoas pudessem ter mais tempo livre para gastar o seu dinheiro e fazer mexer a economia?

Afinal, com a automação e informatização de muitos serviços... arriscamo-nos a que eventualmente até só se trabalhe um dia... ou que o conceito de "trabalho" passe a ser algo completamente diferente daquele que é hoje.

Fonte: OS VELHOTES DOS MARRETAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

Gigantes da Indústria - Documentário

A América não foi descoberta, foi construída. Os nomes Rockefeller, Vanderbilt, Carnegie, Astor, Ford e Morgan são sinônimos do chamado "sonho americano". Eles desenvolveram uma visão ousada e criaram grandes indústrias que foram base para o progresso no mundo. São indústrias de combustível, estradas de ferro, aço, transportes, automóvel e finanças. Eles estabeleceram políticas econômicas, se envolveram em eleições presidenciais, e sua influência sobre os acontecimentos mais importantes do século passado é incalculável.


Gigantes da Indústria - Ep 1 Começa outra Guerra [History Channel HD]


Gigantes da Indústria - Ep 1 Começa outra...por DOCUMENTARIOSBM


Gigantes da Indústria Ep 2 Encontrando Petróleo [History Channel HD]


Gigantes da Indústria Ep 2 Encontrando...por DOCUMENTARIOSBM


Gigantes da Indústria - Ep 3 Nasce a Rivalidade [History Channel HD]


Gigantes da Indústria - Ep 3 Nasce a Rivalidade...por DOCUMENTARIOSBM


Gigantes da Indústria - Ep 4 Derramamento de Sangue [History…