Pular para o conteúdo principal

Um jogo FPS 3D em 256 linhas de Javascript


Numa altura em que alguns developers decidem que é boa ideia usar áudio não-comprimido nos jogos, fazendo com que ocupem mais de 40GB, hoje trago-vos mais um exemplo que demonstra o que se pode fazer com alguns poucos bytes de programação: um jogo FPS 3D feito em apenas 256 linhas de javascript.

Mais interessante que o jogo, que apenas pretende servir de exemplo, é o facto do seu criador nos explicar passo a passo tudo aquilo que é feito, incluindo o funcionamento do sistema de geração do cenário 3D usando ray-casting (um método simples e eficaz, e que tem a vantagem de ser imune ao tamanho do mapa que se quiser utilizar, pois só vai perder tempo a processar as coisas até ao objecto mais próximo ou distância máxima definida), assim como o da movimentação, colisão com as paredes, e até da técnica utilizada para gerar a chuva - com o resultado final a poder ser experimentado aqui.

Claro que hoje em dia há técnicas bem mais avançadas para gerar cenários 3D (sendo que o WebGL seria o candidato mais provável), mas para quem se quer aventurar no mundo da programação de jogos e quer saber como é que as coisas eram feitas noutros tempos... é sempre uma leitura interessante, e que é feita de forma bastante acessível para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

Gigantes da Indústria - Documentário

A América não foi descoberta, foi construída. Os nomes Rockefeller, Vanderbilt, Carnegie, Astor, Ford e Morgan são sinônimos do chamado "sonho americano". Eles desenvolveram uma visão ousada e criaram grandes indústrias que foram base para o progresso no mundo. São indústrias de combustível, estradas de ferro, aço, transportes, automóvel e finanças. Eles estabeleceram políticas econômicas, se envolveram em eleições presidenciais, e sua influência sobre os acontecimentos mais importantes do século passado é incalculável.


Gigantes da Indústria - Ep 1 Começa outra Guerra [History Channel HD]


Gigantes da Indústria - Ep 1 Começa outra...por DOCUMENTARIOSBM


Gigantes da Indústria Ep 2 Encontrando Petróleo [History Channel HD]


Gigantes da Indústria Ep 2 Encontrando...por DOCUMENTARIOSBM


Gigantes da Indústria - Ep 3 Nasce a Rivalidade [History Channel HD]


Gigantes da Indústria - Ep 3 Nasce a Rivalidade...por DOCUMENTARIOSBM


Gigantes da Indústria - Ep 4 Derramamento de Sangue [History…