Pular para o conteúdo principal

6 dicas de como se preparar para a primeira maratona: o mestrado

    Quem já ingressou na vida acadêmica sabe que para chegar lá precisou participar de várias maratonas ao longo da vida. E o mestrado é o maior desafio para aqueles que almejam a academia, não por ser a prova mais difícil, mas por ser o primeiro grande passo nessa direção.
    Para conseguir cruzar a linha de chegada, sem sofrer grandes lesões e traumas, será preciso uma preparação rigorosa. Apresentarei 6 dicas que me ajudaram a vencer na minha primeira maratona.
    1. Preparação Prévia
    Antes de se inscrever num programa de pós-graduação é necessário se preparar com antecedência, ou seja, pesquisar as instituições pretendidas e verificar se elas estão de acordo com o seu objetivo e com suas condições financeiras. Quanto mais informações você obtiver, mais preparado você estará para o processo seletivo.
    Tenha clareza sobre o tema de sua pesquisa, a área de concentração e a linha de pesquisa e, em alguns casos, como no meu, o docente orientador. Esse conhecimento facilitará o seu ingresso.
    2. Aquecimento
    Depois de selecionada a instituição, você deverá fazer a inscrição para o processo seletivo. Leia com atenção todo o edital para não se esquecer de nenhum item.
    Separe todos os documentos exigidos com antecedência para evitar estresse desnecessário. Faça o pagamento da taxa de inscrição e guarde bem o comprovante.
    No meu caso, tive que enviar também um pré-projeto da minha pesquisa que tirou o meu sossego. Foi preciso correr contra o tempo para fazê-lo de acordo com todas as exigências solicitadas (que foram muitas) e não entrar em desespero.
    3. Treinamento
    A maratona provoca um grande desgaste psicológico nos candidatos. Portanto, você terá que treinar de forma gradual, à medida que o seu corpo for se adaptando ao treinamento, a carga de estudos vai aumentando.
    Com a lista de livros em mãos para as provas e um prazo curtíssimo para lê-los, você deverá planejar com cuidado como será a sua rotina de treinos. Estabeleça um horário fixo para os estudos, defina metas a serem atingidas e determine prazos para cada uma. Esse planejamento facilitará o cumprimento do seu objetivo.
    4. Disciplina
    Esse item é imprescindível para todo aspirante ao mestrado. Sem a disciplina, será muito difícil atingir a linha de chegada. Será necessário por um período sacrificar dedicar algumas horas do seu dia ao estudo.
    Por mais que seja cansativo e, às vezes, chato, você deverá cumpri-lo. Não adianta procrastinar e deixar para estudar tudo na última hora.
    Procure respeitar o seu ritmo e tente aproveitar o máximo que puder essa rotina.
    5. Foco
    Estabeleça prioridades e procure um lugar em que não seja possível se distrair. Evite todos os tipos de distrações: TV, rádio, internet, familiares, etc. Não confira a cada minuto todas as notificações recebidas no celular.
    Se for possível, deixe um lanche, café e água ao lado da mesa de estudo, isso evitará que você levante do seu lugar várias vezes e se distraia com outras coisas no caminho. Foque sua atenção no seu objetivo.
    6. Apoio
    Procure pessoas que possam te dar suporte nas horas mais difíceis e que te ajudarão nesse processo. Converse com familiares sobre o mestrado, explique como funciona o processo seletivo para que eles entendam o seu isolamento e não pensem que você está doente ou deprimido.
    Entre em contato com amigos e colegas que já fizeram mestrado e peça sugestões que possam te auxiliar nas provas e apoio para enfrentar esse momento sem tanto sofrimento.
    Espero que essas dicas ajudem na sua preparação e você consiga também a primeira de muitas medalhas.
    Texto escrito por Penélope Salles, paulistana, colecionadora de histórias, amante de coisas inúteis. Arteira nas horas vagas e professora por convicção. Mestranda em Letras, especialista em Linguagens da Arte, formada em Letras (USP), professora há quase uma década, escritora e artista quando sobra um tempo.
    Fonte: http://posgraduando.com/blog/6-dicas-de-como-se-preparar-para-a-primeira-maratona-o-mestrado

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Dica de configuração do CURA usando PLA

    Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

    Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

    Média Qualidade



     Alta Qualidade

    No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

    Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
    1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
    2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
    3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
    4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
    5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
    6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
    7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
    Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

    Suporte para Notebook com tubos de PVC

    Fonte: http://tecnicolinux.blogspot.com.br