Pular para o conteúdo principal

DIY – LUMINÁRIA DE MESA MARIO BROS

Relato do site:  http://homensdacasa.net/diy-luminaria-de-mesa-mario-bros/

Faz um tempo já que eu queria arrumar uma luminária de mesa para colocar no meu espaço de trabalho no quarto. Encontrei algumas a venda, alguns modelos eu até que gostei bastante mas o preço sempre era bem salgado para uma luminária (no meu ponto de vista). Até que pensei: por que não fazer eu mesmo? Comecei buscando referências no Pinterest e eis que me deparo com esse tipo de objeto:



Achei super legal e comecei a buscar onde encontrar esses canos de metal para começar o projeto. Logo de início encontrei um obstáculo: é praticamente impossível achar esse material aqui no Brasil. De modo geral, nossos encanamentos são de PVC.

Quando encontrava ou era bem caro ou exigia recursos demais para fazer o projeto (Jogo de tarraxas, etc). Bom, abortei aquele projeto para o momento e comecei a fazer uma prateleira/estante para guardar cervejas a base de pallet (que em breve espero contribuir com o post também).

Passado algum tempo, vi uma referência também no Pinterest com PVC e observando meus bonecos do Mario Bros que comprei na promoção passada do MC Donald’s pensei: vai dar jogo!



Fui até a Leroy Merlin buscar as coisas. Foi bem fácil de achar, na área de encanamentos tinha bastante opção disponível e aí ficou a cargo da criatividade.



Após comprar e separar todo o material, tive de cortar o tubo principal de PVC em pedaços menores, pois ele é vendido com mínimo de 3m.



Feito isso, comecei a montar a base da luminária para ter uma ideia de sustentação. Aí vai do projeto de cada um. É bem parecido com Lego, dá pra vc encaixar e montar de diversas formas! Tanto que no final eu acabei inserindo o pedaço adicional na base para sair o Mário.



A parte da pintura pode ser feita antes ou depois, fica a critério. Eu preferi pintar depois de montado até para sobrar mais tinta. Ah, tinta essa que foi a parte mais cara do projeto (R$33). Para pintar esse tipo de material o aconselhável é pegar um spray para plásticos.

Já tentei pintar plástico com tinta para automóveis (que é mais barato) e ela não aderiu de forma alguma. O ideal é dar no mínimo 2 demãos para sumir qualquer imperfeição ou marca do PVC. Não foi necessário lixar, apesar de eu ter comprado uma lixa d’água 200, usei apenas para corrigir as rebarbas de onde foi serrado.



A parte elétrica é bem simples. Basta comprar uma ligação já pronta de cabo para abajur que ele já vem com o fio, interruptor e tomada. Compre também o soquete para lâmpada (de acordo com sua escolha, eu peguei o E27). Antes de fazer a ligação dos dois, faça um furo na base da luminária para passar o fio e vá subindo-o até topo, para só depois encaixar o soquete.



Após o passo acima, vc descasca a ponta do fio e simplesmente parafusa ele no soquete. Simples assim. Para prender o soquete (bem firme) no cano, eu usei Durepox. Mas é opcional, pois só de puxar o fio na base ele já fica bem justo. Finalmente, basta colocar a lâmpada escolhida (eu peguei uma de LED) e voilà – o resultado é o abaixo:



O custo total do projeto ficou em torno de R$100,00 e ao meu ver fica bem original e diferenciado!





Eu vi que tem bastante gente perguntando sobre medidas, eu fiz de olho, mas ficou igual. Segue a lista:

1 tubo de PVC 25mm (3 metros, é a medida padrão);
5 joelhos 90º 25mm;
5 Ts 25mm;
2 joelhos 45º 25mm;
1 curva 90º 25mm;
1 bucha redutora longa 40x25mm;
1 bucha redutora longa 50x25mm;
1 bucha de correr 40mm;
1 tubo de solda de PVC (opcional, eu só encaixei e ficou bem firme. Se for colar, encaixe e ajuste as peças e só depois cole, a solda age rápido e não tem como mover depois).

Você vai cortar 10 pedacos de 4cm para fazer a base e os pedaços longos eu fiz com 17cm, mas você faz do tamanho que achar melhor. Eu usei uma trena daquelas amarelas pra marcar todas as peças no cano e cortei tudo de uma vez, agiliza bastante o processo.
Use a bucha redutora 40x25mm na base e cole a bucha de correr 40mm sobre ela. A bucha redutora 50x25mm é a que vai pro bocal da lâmpada.
Depois de montar, limpe bem a luminária com álcool, antes de pintar.
No mais, é só seguir as instruções do post original! ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

Suporte para Notebook com tubos de PVC

Fonte: http://tecnicolinux.blogspot.com.br