Pular para o conteúdo principal

Arduino Day 2017

arduinoday2017

O que é o Arduino Day? O Arduino Day é um evento internacional realizado em 01 de Abril para celebrar o “aniversário” de Arduino. Eventos com duração de 24 horas são conduzidos em diversos locais no mundo todo, divulgando e compartilhando idéias e projetos com a plataforma open-source Arduino.

day.arduino.cc

#ArduinoD17

Quem pode participar? Todos! Todos os usuários, grupos, hackerspaces, laboratórios de pesquisas, professores, profissionais, alunos, qualquer pessoa da comunidade … Participe!

Quais as atividades ao longo do Arduino Day? Há diversas atividades preparadas para o Arduino Day. Eventos irão apresentar projetos realizados com Arduino por meio de palestras e mostras de idéias e inovações, cursos e tutoriais serão conduzidos para demonstrar, na prática, como implementar projetos com Arduino, Java, Google Android e outras tecnologias e profissionais comentarão sobre os principais conceitos e recursos da plataforma Arduino.

Eventos oficiais e paralelos Em 2017, o Arduino Day contará com 2 eventos oficiais que serão realizados em Torino e Malmo. Além desses, inúmeros locais ao redor do globo estarão participando, divulgando e incentivando o desenvolvimento da plataforma Arduino. Em 2016 foram 330 eventos confirmados em 72 Países. Faça parte!

Venha participar do Arduino Day do IFSP Votuporanga. Haverá palestras, demonstrações e Mostra de Projetos. Você poderá trazer seu projeto, por mais simples que possa parecer, para participar da Mostra, pois queremos te conhecer e criar uma grande comunidade de pessoas que curtem essa "plaquinha" genial em nossa cidade e região. Todas as informações estão em 

vtp.ifsp.edu.br/lcaa

 Marca_IFSP_2015_Votuporanga-04

 Agenda de Atividades do Arduino Day 2017 no IFSP Votuporanga

08:00 as 08:15 – Cerimônia de Abertura

08:15 as 10:00 – Espaço Maker: Relato de experiências na montagem, utilizando Arduino, de Impressora 3D, CNC Laser e Drone. 

10:00 as 11:00 – Mostra de Resultados de Projetos de Iniciação Científica e de TCC envolvendo Arduino.

11:00 as 11:45 – Desafio Drones: corrida de Drones com percurso individual e contra o relógio - TRAGA SEU DRONE. 

11:45 as 12:00 – Cerimônia de premiação da Corrida de Drones e Encerramento.

Durante todo o evento - MOSTRA DE PLASTIMODELISMO e Exposição de Parceiros e Projetos  

Detalhamento das Palestras e da Mostra


Espaço Maker: Impressora 3D, CNC Laser e Drone (08:15 as 10:00)  Espaço Maker onde o Professor Mestrando Ricardo César de Carvalho estará contando seu relato de como foi a montagem de seus protótipos e estará demonstrando os componentes necessários para a montagem de uma Impressora 3D, um CNC Laser e um Drone, todos estes utilizando a plataforma Arduino como controladora principal. Também demonstrará os produtos finalizados e em funcionamento e logo após responderá perguntas da comunidade sobre esses projetos.


Resultado de imagem para printer 3d

Resultado de imagem para drone tbsResultado de imagem para cnc laser


Mostra de Resultados de Projetos de Iniciação Científica e de TCCs envolvendo Arduino (10:00 as 11:00) Demonstração, pelos criadores, de vários projetos que utilizaram o Arduino como "cérebro", suas características, seu funcionamento, suas expectativas, seus problemas e suas dúvidas. Um bom local para conhecer várias pessoas que trabalham ou trabalharam com a plataforma Arduino e realizar uma grande troca de experiências.


Resultado de imagem para lcaa votuporanga     

Resultado de imagem para lcaa votuporanga  




Desafio de Drones (Corrida contra o Tempo)  (11:00 as 11:45) Resultado de imagem para drone

Se você tem DRONE, construiu ou comprou pronto, não importa, traga ele e participe do desafio. Será montado no Campus Votuporanga um espaço em que poderão desafiar seus oponentes em um percurso, e o "dronista" que fizer em menor tempo receberá o troféu do Drone Mais Rápido do Desafio Arduino Day 2017.  

Mostra de Plastimodelismo

2ª Mostra de Plastimodelismo de Votuporanga

O Grupo de Plastimodelistas de Votuporanga e Região estará apresentando diversos modelos de trabalhos dessa arte manual. Plastimodelismo é um hobby que consiste em construir miniaturas em escala reduzida fabricadas na forma de kits plásticos com o objetivo de exposição estática. Os temas mais comuns no plastimodelismo são aviões, navios, automóveis, motos e veículos blindados como tanques. A maioria dos modelos retratam veículos militares, devido à grande variedade de forma e contexto histórico comparado aos veículos civis e também pelo fascínio que máquinas militares exercem sobre muitas pessoas, os aspectos de engenharia envolvidos nos diversos modelos de transportes e o estado da arte do design. Outros assuntos incluem ficção científica, espaçonaves, construções, personagens de fantasia e figuras humanas. Alguns construtores se dedicam a montagens mais completas envolvendo vários temas em conjunto, em forma de maquetes. São os denominados "dioramas". Podem ser inspirados em cenas de guerras, batalhas, cenas do cotidiano, detalhes de aeroportos ou estações de trem, etc. Para a construção dos dioramas utilizam-se diversos materiais como resina, madeira, isopor, placas e tubos de plástico, areia, terra, serragem, entre outros. (textos e imagens retirados da internet)

#modelismovotu


Resultado de imagem para plastimodelismo

Resultado de imagem para plastimodelismo

Resultado de imagem para plastimodelismo

Resultado de imagem para plastimodelismo  



Espaço de Exposição de Parceiros e Projetos

Diversos projetos utilizando Arduino, se você tem um projeto e gostaria de mostrar, traga e teremos um espaço para você mostrá-lo, vamos aprender juntos a utilizar essa tecnologia.  

Ficha de Inscrição e Certificado de Participação

Visitantes que participarem poderão assinar uma lista de presença e receberão o certificado de participação pelo e-mail nos próximos dias.    

 Como chegar

  IFSPComoChegar2016    

Equipe Organizadora

Prof. Dr. Osvandre Alves Martins (Coord.) (IFSP - Votuporanga - LCAA)
Profa. Me. Cristiane Paschoali de Oliveira  (IFSP - Votuporanga - NDL)
Prof. Me. Eder Pansani Júnior  (IFSP - Votuporanga - NDL)
Prof. Esp. Ricardo César de Carvalho (IFSP - Votuporanga - LCAA)
Prof. Esp. Ubiratan Zakaib do Nascimento  (IFSP - Votuporanga - NDL)  

Apoio

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Votuporanga

LCAA - Laboratório de Computação Aplicada à Automação

NDL - Núcleo de Desenvolvimento Livre

Fábrica de Produtos Corte a Laser

Wifi Plus Provedor de Internet

Grupo de Plastimodelistas de Votuporanga e Região

Demarti Modelismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No filme o Livro de Eli, o personagem principal é cego?

Acho que o filme vale a pena, não só pela excelente fotografia, mas por alguns outros pontos. Eli pode ser cego sim. Ainda vou assistir mais uma vez o filme para confirmar, mas alguns detalhes são importantes para serem notados:
1) Cegos geralmente usam óculos de sol, portanto o fato de todo mundo usar, esconde um pouco o fato de ele usar.
2) Nem todos os cegos tem olhos do mesmo jeito. Se ele não for completamente cego, ele é o suficiente para ter que aprender Braile
3) Ele não olha para o sol e sim o sente em sua face.
4) Ele não encherga que a bateria de seu iPod está acabando? pq fica batendo nele?
5) Vai para o escuro lutar com os primeiros bandidos. Uma tremenda vantagem para quem é cego. Técnica muito usada pelo super-herói Demolidor.
6) Só atira qdo ouve de onde vem o tiro. Se ninguém atirar ele não revida.
7) Ele mata um passaro pelo som. É forçado ele acertar tudo, mas isso é para deixar a gente confuso.
Pois bem, só assisti uma vez, mas vou confirmar isso tudo na segunda. Acho qu…

Dica de configuração do CURA usando PLA

Essas são as configurações que eu fiz em minha impressora ANET A8 para imprimir no PLA.

Criei 2 perfis, um com média qualidade (0,2mm) e outro com alta qualidade (0,1mm).

Média Qualidade



 Alta Qualidade

Suporte para Notebook com tubos de PVC

Fonte: http://tecnicolinux.blogspot.com.br